top of page

Blog da V+ Saúde

Algumas razões para os seus filhos terem um animal de estimação!


Neste "post", abordaremos alguns motivos e a importância pela qual devemos proporcionar o convívio da criançada com os animais durante a fase do crescimento e desenvolvimento. São inúmeros os benefícios comprovados pela ciência, que incluem não apenas a diversão e o lazer, mas também o desenvolvimento do senso de responsabilidade, além do fato de que o amor criado pelo vínculo entre eles permite com que a criança desenvolva aspectos emocionais, favorecendo também, um melhor convívio em sociedade.

Além disso, o contato com os pets desde os primeiros meses de vida favorece o acontecimento de uma série de experiências imunológicas, proporcionando ao organismo uma melhor capacidade de defesa contra diversos agentes, principalmente aos causadores das alergias.

De maneira geral, podemos considerar que o privilégio da convivência entre crianças e animais envolve os seguintes aspectos:

● Físicos: a presença de um animal de estimação em casa, interagindo diretamente com a criança, incentiva-a a exercitar-se e a realizar atividades de coordenação motora ampla como engatinhar, ficar em pé, andar, equilibrar-se, correr, subir e descer escadas, assim como, atividades de coordenação motora fina: desenhar, pintar e segurar objetos. Além disso, brincar com um cão estimula a atividade física de forma divertida, ao mesmo tempo em que apanham ar fresco e sol, longe de televisões e computadores. Aprender que o exercício é essencial para a saúde dos animais ajuda as crianças a aplicar o mesmo conceito ao seu bem-estar.

● Psicológicos: Os amigos peludos trazem a criança segurança e confiança, favorecendo a autoestima, qualidade indispensável para o desenvolvimento saudável e o sucesso na vida adulta de um indivíduo.

Além disso, os bichos de estimação dentro de uma família proporcionam uma ajuda adicional de ensinar experiências que envolvem as emoções, responsabilidades e consequências, desenvolvendo paciência, autocontrole, respeito, autonomia e liderança. Além do que, cuidar de um animal, como alimentar, educar e treinar traz mais cedo o sentido de empatia e preocupação com os outros, além do cuidado com elas mesmas.

● Sociais: A convivência com animais de estimação favorece a leitura corporal que é um elemento fundamental para a empatia, que consiste na capacidade de compreender o sentimento ou a reação de outra pessoa, ensinando a ver o próximo como alguém com características e sentimentos diferentes.

O pet também pode servir de ponte de comunicação porque favorece a aproximação entre pessoas e proporciona assuntos diversos, o que para crianças mais tímidas acaba sendo um benefício e tanto.

● Cognitivos: O desenvolvimento cognitivo da criança compreende fases e a passagem de um estágio para outro, mais complexo e avançado, depende dos estímulos recebidos e pela sua reação ação aos novos conhecimentos. Considerando o tema desta matéria, o animal de estimação é um instrumento facilitador para a aprendizagem, sendo capaz de despertar na criança, o interesse e o prazer pelo conhecimento, sendo considerado um elemento motivador.

Os animais de companhia também alimentam a criatividade, a curiosidade, a imaginação e a fantasia da garotada.

Na prática, é uma interação saudável em benefício do desenvolvimento humano. A convivência com animais de estimação pode contribuir não só para o bem-estar psicológico, mas também para a prevenção e tratamento de várias patologias.

Mas antes de decidir em ter um bichinho, a família deve avaliar não somente as prioridades da criança, mas também a rotina e as possibilidades da família para que o ato seja realmente o melhor para todos. Os animais, mais do que em qualquer outra época, ocupam lugar de destaque em nossa sociedade. Muito mais do que animais de companhia, são valorizados pela ciência, em razão de todos os benefícios que trazem ao ser humano, desde o seu nascimento. E por tudo isso, são vidas que merecem respeito, cuidados e atenção por toda a vida.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
bottom of page