top of page

Blog da V+ Saúde

Cuidados especiais com seu Pet no verão!

Os animais de companhia necessitam de cuidados especiais para que possam aproveitar o clima quente de maneira segura.


Assim como os humanos, os animais também sofrem com o calor de verão. A estação mais quente do ano nem bem chegou, e o sol forte e as altas temperaturas já estão fazendo parte do nosso dia-a-dia e com isso, as preocupações e os cuidados específicos para a manutenção do bem-estar dos nossos animais de companhia, se tornam um tema pertinente a esclarecimentos.

Por esse motivo, quais serão os cuidados que devemos ter para com os nossos animais de estimação nos dias de muito calor?

Os cuidados com a hidratação estão em primeiro lugar. Por isso, é muito importante que os bichos tenham sempre a água limpa e fresca disponível. O ideal é realizar a troca de 3 a 4 vezes ao dia, para mantê-la numa temperatura agradável. Caso a troca não seja possível, deixar as vasilhas sempre em locais com menor incidência de luz.

Para os felinos, além de seguir as recomendações acima, pelo fato de gostarem mais da água corrente, uma pequena fonte pode ser a solução para incentivar o consumo.

Com relação à alimentação, é normal que o animal passe a comer menos. Uma sugestão é diminuir a porção e oferece-la nos horários mais frescos do dia.

Um detalhe também muito interessante e que muitos desconhecem consiste na forma com o que os cães e gatos transpiram ou trocam calor, com o objetivo de regular a temperatura corpórea. Ao contrário dos humanos, estas espécies animais não transpiram pela pele. Tal mecanismo fisiológico é realizado através da respiração e também através dos coxins palmares e plantares, as famosas “almofadinhas”.

No verão pelo fato do ar estar quente e úmido, o mecanismo fica prejudicado. Com isso, o animal fica ofegante na tentativa de intensificar a troca de calor.

O passeio também é um item que merece importante destaque. Nestes dias de muito calor, a rotina dos passeios deve ser estabelecida de acordo com os horários do dia cujas temperaturas estão mais amenas. Mesmo assim, pausas para a hidratação e descanso na sombra devem fazer parte do passeio.

O sol forte pode trazer ao animal consequências muito sérias. As altas temperaturas favorecem a desidratação e podem levar a queimaduras dos seus coxins pelo contato direto com o chão extremamente quente.

Além disso, a exposição ao calor excessivo seja por passeios em horários inadequados ou pelo descuido em deixar o animal num local com incidência direta do sol e sem ventilação, pode ocasionar o que chamamos de hipertermia. Assim, nunca, em hipótese alguma, deixe o bicho preso dentro do carro, nem que por alguns minutos.

A hipertermia consiste no aumento excessivo da temperatura corporal levando a sintomas graves, podendo levar o animal a óbito. Portanto, numa suspeita de caso de hipertermia, procure assistência médico veterinário o mais rápido possível.

O verão também favorece o aparecimento de parasitas como pulgas e carrapatos. Com isso, o uso de preventivos específicos deve ser utilizado criteriosamente. Da mesma forma, a vermifugação e a vacinação devem ser realizadas de acordo com a orientação do seu médico veterinário, sendo considerados itens indispensáveis.

Deve-se estabelecer também uma rotina de banhos e tosas, principalmente para aqueles com pêlos longos, com o objetivo de refrescar e trazer maior conforto térmico. Lembrar que para os felinos, tal conduta deve ser avaliada com cautela, pois dependendo do comportamento e

do costume do animal, principalmente a tosa, será um procedimento que trará um estresse desnecessário.

Outro item de grande destaque relacionado aos cuidados que devemos ter com os nossos animais de estimação nos dias de muito sol, está relacionado aos danos que os raios UVA e UVB, podem acarretar. Os animais também precisam estar protegidos considerando a possibilidade do câncer de pele. A recomendação vale principalmente para cães e gatos de pele clara. A prevenção consiste no uso de protetores solares específicos para pets, com 30 FPS, sendo aplicado nas regiões do corpo com menos pêlos como focinho, orelhas e barriga.

Com essas dicas certamente o seu cão e gato ficarão muito satisfeitos, felizes e certamente estarão seguros e com a saúde em dia para enfrentar esta temporada.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
bottom of page