top of page

Blog da V+ Saúde

A importância dos alimentos na saúde dos nossos animais de estimação.


A alimentação é um dos itens essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo e para que a nossa saúde esteja sempre em ótimas condições. O mesmo raciocínio deve ser estabelecido no momento em que vamos escolher a alimentação do nosso animal de estimação. Mas qual é a alimentação ideal para cães e gatos?

A escolha se torna um pouco difícil por conta das inúmeras opções de rações disponíveis no mercado, além do fato de que na atualidade, muitos donos de animais estão optando pela alimentação natural.

Considerando as diversas opções de rações de acordo com a categoria, premium ou super premium, por exemplo, e especificações de acordo com a faixa etária (filhote, adulto e idoso), porte do animal (tamanho do grão), doenças crônicas (cardiopatias, doenças renais e hepáticas, obesidade, diabetes, entre outras), ser castrado ou não e até mesmo relacionadas à raça e realização de atividade física, será estabelecida a escolha da ração.

Em contrapartida, alguns proprietários procuram a dieta caseira com o objetivo de oferecer ao seu animal uma alimentação mais natural, livre de ingredientes artificiais ou conservantes. Mas o que não podemos esquecer, assim como para nos seres humanos, é que cães e gatos possuem necessidades nutricionais e hábitos alimentares bem diferentes. O conhecimento sobre os produtos que você pode ou não pode dar ao seu animal durante a escolha do tipo de dieta a ser instituída, são de extrema importância.

Assim, é importante ressaltar que todo e qualquer alimento, seja direcionado à alimentação natural ou à alimentação comercial, poderá ser benéfico se for muito bem equilibrado e específico para cada animal, algo que só pode ser orientado por um médico veterinário, após avaliação clínica minuciosa e exames laboratoriais, definindo assim, a escolha mais adequada de acordo com a saúde do seu pet.

Entretanto no caso da alimentação natural, o preparo e conservação desta alimentação merece destaque no momento da escolha, visto que, este tipo de dieta necessita de diferente método e tempo de preparo, conservação e validade.

E para aqueles animais que são alimentados exclusivamente com a dieta comercial, a dica segue para a oferta de alimentos como frutas, legumes ou petiscos caseiros ou comerciais, para variar o sabor e contribuir com alguns nutrientes. Mas a introdução de qualquer tipo de alimento deve ter indicação, de forma que não interfira na necessidade nutricional e calórica do animal, de maneira a não desbalancear a sua dieta.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
bottom of page