top of page

Blog da V+ Saúde

Primavera, estação do amor!

Porém quais os cuidados que devemos ter com os nossos Pets?



O mês de setembro chegou e com ele a estação mais colorida do ano, a primavera. Nesta matéria, abordaremos alguns dos cuidados que devemos ter para com os nossos animais de estimação, na época em que os dias ficam mais longos, quentes e chuvosos e a exposição a alguns alérgenos (substâncias que causam alergia), se tornam mais frequentes. Como por exemplo, o pólen das flores.

As reações alérgicas sejam elas respiratórias ou cutâneas, bem como sinais de intoxicação por algumas plantas, geralmente são as manifestações mais comuns relatadas pelos proprietários nesta época do ano. E sintomas como espirros, tosse e coceiras persistentes, podem fazer parte de alguns dos itens que devemos ficar atentos.

De qualquer maneira, manter a vacinação atualizada; controle de ectoparasitas, como pulgas, carrapatos e mosquitos; passeios nos horários mais frescos do dia, assim como a oferta do alimento; banhos e tosas regulares, e água sempre limpa e fresca à vontade, fazem parte de alguns cuidados básicos para manter o seu animal confortável e protegido.

Um apanhado geral sobre as alergias nos permite relatar que é uma doença em que o sistema imunológico reage de modo anormal a substâncias comuns, tais como ácaros, pó, pólen, fungos, bolores e certos alimentos, bem como a substâncias químicas. Como já descrito, poderá ter várias causas, incluindo a genética. E, assim como para os humanos, os sinais de alergia nos pets aparecem instantaneamente após o contato com determinados alérgenos ou até mesmo depois de vários meses ou alguns anos. Todas as reações alérgicas são desagradáveis, sendo algumas delas, muito sérias. Uma reação alérgica pode ser causada através da inalação ou da ingestão de alérgenos, ou pode ser resultado de um contato direto com a substância à qual o animal é sensível. E, de acordo com o agente em questão, versus a suscetibilidade do animal, os sintomas de alergia estarão presentes durante todo o ano, enquanto que alergias a plantas que polinizam durante a primavera ou verão irão ocasionar sintomas somente neste período.

Outra questão muito importante que devemos estar alertas está relacionada às plantas e flores que enfeitam os nossos jardins. Algumas delas são tóxicas, o que nos faz necessário redobrar a atenção com os nossos animais de estimação. Entre elas podemos relatar: a azálea, antúrio, bico de papagaio, comigo-ninguém-pode, coroa-de-cristo, costela-de-adão, cheflera, crisântemo, dracena, espirradeira, filodendro, hera, hortênsia, kalanchoe, lírio, beladona, trombeta de anjo, mandioca brava, orelha de elefante, mamona, copo de leite, espada de São Jorge, avelós, entre outras. Além disso, os adubos industrializados ou orgânicos também são extremamente tóxicos, e não podem ser ingeridos pelos animais.

A primavera é uma estação maravilhosa, e tomando os cuidados necessários você e o seu pet poderão usufruir desta época do ano com tranquilidade e segurança. Basta se atentar aos detalhes que muitas vezes deixamos passar, afinal as alergias podem ser controladas. Entretanto, para o correto diagnóstico e tratamento, procure seu Médico Veterinário, que irá fazer uma avaliação completa, possibilitando assim, a indicação do melhor tratamento e prevenção.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
bottom of page