top of page

Blog da V+ Saúde

Outubro Rosa: proteja quem você ama!

Um alerta também para o câncer de mama em cães e gatos.

O “Outubro Rosa” é uma campanha conhecida mundialmente que alerta a população sobre o perigo do câncer de mama e a importância das práticas preventivas. O que pouca gente sabe é que os animais também são vítimas deste tipo de doença, sendo sua incidência relevante na clínica médica e cirúrgica dos animais de companhia.

Normalmente a doença apresenta maior prevalência em cadelas e gatas não castradas devido à produção dos hormônios relacionados ao sistema reprodutor, o estrógeno e a progesterona.

Fatores como genética, manejo alimentar e até o ambiente, podem influenciar no aparecimento da doença, compondo uma lista das suas principais causas. Além de fatores como o uso de anticoncepcionais e os desequilíbrios hormonais que desencadeiam o que denominamos de pseudociese ou “gravidez psicológica”.

A neoplasia mamária é muito comum nas cadelas, acometendo em média, animais com idade superior a 8 anos de idade, não havendo preferência por raça.

Dentre os tumores espontâneos mais comuns, a neoplasia maligna da glândula mamária em cadelas, é classificada como a de maior incidência. Nas gatas, é classificada como a terceira enfermidade mais comum, atingindo um índice relevante.

Assim, a castração é a melhor e a mais adequada conduta para a prevenção. Cientificamente comprovado a cirurgia de castração, tanto para os cães machos como para as fêmeas, minimizam significativamente a chance do desenvolvimento de tumores prostáticos e mamários, respectivamente.

Ainda enfatizando sobre a prevenção, sabemos que a castração quando realizada precocemente, ou seja, antes do primeiro cio, reduz consideravelmente a chance do desenvolvimento da doença, chegando a ser quase nula. Entre o primeiro e terceiro, a chance aumenta, porém ainda favorece na prevenção. Após o terceiro cio, estando o animal castrado ou não, existe a possibilidade do aparecimento da doença.

Em ambas as espécies, o diagnóstico é feito através de exames de rotina, que deve ser realizado pelo Médico Veterinário, profissional apto para uma avaliação minuciosa. A detecção dos tumores de mama nos animais é realizada por meio do exame periódico de inspeção e palpação de toda a extensão das cadeias mamárias.

Constatando qualquer alteração, exames complementares que auxiliarão no diagnóstico, assim como, no direcionamento do tratamento serão solicitados com o objetivo de proporcionar a cura.

O tratamento de escolha para as neoplasias mamárias sejam elas benignas ou malignas, consiste no procedimento cirúrgico, que consiste na retirada com margem de segurança da neoformação, assim como das glândulas mamárias acometidas. Posteriormente, o material deve ser enviado ao laboratório para análise histopatológica e dependendo do resultado é feito acompanhamento ou recomendado a quimioterapia.

Ressaltamos que as chances de cura aumentam e as complicações diminuem quando o diagnóstico e instituição do tratamento adequado são realizados precocemente.

Procure um médico veterinário e realize uma avaliação periódica no seu animal de estimação! Sua saúde irá garantir seu bem-estar, assim como, sua tranquilidade.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
bottom of page