Blog da V+ Saúde

Doença Periodontal em Cães e Gatos

Muito mais que estética.


A doença periodontal é considerada como uma das afecções mais comuns em cães e gatos. Por esta importante casuística e por tratar-se de uma doença silenciosa, o exame clínico da cavidade oral do seu animal de estimação deve fazer parte da sua rotina clínica durante a realização do atendimento preventivo realizado pelo seu médico veterinário.

A doença periodontal é responsável por diversos graus de inflamação e de infecção dos tecidos da boca, causando mau hálito, salivação, sangramento gengival, dor, dificuldade em apreender, mastigar ou engolir os alimentos e eventualmente, nos casos mais graves a perda de um ou mais dentes.

O objetivo deste post é proporcionar a você leitor, informações consideradas de extrema importância para a manutenção da saúde oral do seu animal, assim como, orientações relacionadas à prevenção, tendo como finalidade assegurar qualidade de vida e aumentar a expectativa de vida dos nossos pets tão amados.

A doença periodontal tem início com a formação do que chamamos de placa bacteriana, que nada mais é que um acúmulo de bactérias sobre a superfície dos dentes. Atuam de forma agressiva sobre o tecido e são responsáveis pela halitose ou mau hálito, uma das queixas mais comuns durante uma consulta.

Caso a profilaxia, que corresponde à prevenção não seja feita de forma adequada e com certa frequência, a formação do cálculo dentário, o famoso “tártaro”, será inevitável. E com isso, a inflamação da gengiva e do periodonto, “estruturas” responsáveis pelo suporte e sustentação da dentição, poderão surgir ao longo do tempo.

Os animais apresentam maior tendência de apresentarem tal comprometimento já na idade adulta, porém vivenciamos na prática, que até mesmo os filhotes, já podem apresentar a placa bacteriana. Desta forma, devemos salientar a importância de se iniciar com o método profilático mais adequado de higiene bucal, ainda na dentição decídua, ou dentição de leite.

Como prevenção da doença oral, recomenda-se a escovação diária, utilizando escovas e cremes dentais específicos para animais, além de uma alimentação individual e equilibrada. Ração seca, ossinhos, bifinhos, biscoitos e brinquedos, podem auxiliar na remoção da placa bacteriana, mas não substituem a escovação diária. Entretanto, se a escovação diária não for possível, a rotina de três vezes por semana já poderá auxiliar no combate da formação do cálculo dentário. Já que ainda não inventaram nada mais eficiente.

Outro item que deve ser abordado e esclarecido relaciona-se ao fato de que a doença periodontal não é apenas uma doença que se restringe a cavidade oral. As bactérias podem através da circulação atingir órgãos importantes como os rins, o fígado, o coração e também, as articulações, ocasionando doenças graves, que podem diminuir de maneira significativa o tempo de vida do seu animal.

Resumindo, podemos dizer que a escovação é o melhor método de prevenção, associado a alimentos e brinquedos adequados a cada animal. Mas para que estes itens sejam esclarecidos, o Médico Veterinário deverá ser consultado para que as orientações sejam particulares à espécie, raça e tamanho do seu animal de estimação.

Mas caso o seu animal já apresente a doença periodontal, uma avaliação clínica geral completa será realizada, assim como exames complementares específicos, considerando a possibilidade da realização do tratamento dentário, que consiste na remoção da placa bacteriana e do tártaro dos dentes, assim como a intervenção correta para a gengivite e a periodontite, caso já estejam presentes. Com todos estes detalhes, o tratamento deve sempre ser realizado por Médico Veterinário capacitado e em local com infraestrutura adequada, já que a maioria dos procedimentos exige que o animal seja submetido à anestesia geral e pela necessidade do uso de equipamentos apropriados.

Para que seu pet tenha uma vida saudável e longa, a prevenção é o melhor remédio.

#vmaissaude #clínicaveterinária #saúdedospets #prevençãocãesegatos #saúdeoral

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon